Comunidade partilha tudo, até momentos de formação e inspiração.
Queremos agradecer à Ana lilia, que escreveu essa bela reflexão sobre a quaresma. Valeu, Ana! Texto muito bom mesmo! Simples, profundo e cheio de unção.
Fica pra nós mais esse ensinamento.
Deus abençoe!
Quaresma
Na Bíblia o nº- 40 têm um sentido especial! Período de preparação em vista de um grande acontecimento:
Assim o Dilúvio durou 40 dias e 40 noites, foi a preparação para uma nova humanidade. Durante 40 anos o povo israelita caminhou no deserto para chegar na terra prometida. Durante 40 dias fizerem penitência os habitantes de Nínive, antes de receber o perdão de Deus. Durante 40 dias e 40 noites caminho Elias a montanha Santa. Durante 40 dias e 40 noites, Moisés e Jesus jejuaram no início da missão. Assim os 40 dias da quaresma, são também, um tempo especiais de conversão e renovação interior, em preparação da nossa Páscoa.

Eis o tempo da conversão.
Época de refletirmos sobre a nossa vida. Sobre o que temos feito para um eu melhor. Um eu que não se deixa guiar pelas notícias dos jornais, mostrando a fraqueza humana, gerando violência. Um eu que não fica quieto de ver o outro chorando.
Um eu que quer revolucionar este mundo de hoje. Mundo que só quer despertar a cultura do “sou mais eu”. Mundo que diz que o mais importante é que “eu” seja feliz, mesmo que seja com a tristeza do outro. Fazer o quê?
É preciso que nós possamos enxergar além do sangue de Cristo, que é derramado na cruz, enxergar com os olhos do coração, e sentirmos que não podemos e nem conseguiremos ser realmente felizes, enquanto existir um único ser humano infeliz.
É urgente que tenhamos a energia da juventude de mudarmos este quadro.
Sejam quarenta anos, quarenta minutos, sejam quarenta horas....
Esse é o tempo da conversão. Tempo de mudança. De transformação. De passagem. Tempo de Páscoa. De mudar do velho para o novo. Como é bom estarmos novos, todo novo.
Eis que este é o tempo favorável à salvação.
Quaresma: quarenta dias para celebração da nossa justificação por Aquele, que pela sua Paixão e Morte na cruz, deixou para todos nós até onde se vai quando se é Amor.
A festa maior, na liturgia da Igreja. Mas, nós não precisamos chegar ao ponto de sermos pregados na cruz, para ajudar o outro. Mas, é preciso que digamos: Bom dia, boa noite, boa tarde, muito obrigado, posso te ajudar?, você precisa de alguma coisa?, ...Ou que simplesmente façamos, sem mesmo perguntar, sem mesmo que saibam que nós contribuímos para ajudar. À medida que contribuímos para a felicidade do outro, construímos a nossa própria felicidade.
Quaresma que começa com a quarta-feira de cinzas, onde nos reconhecemos pequeno, que nascemos do pó e ao pó retornaremos.
Quaresma, quarenta dias, horas, anos o que for... para sermos um eu melhor do que somos agora, por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Regra de Ouro: “o que não queres que façam a ti, não o faças ao outro” (Mt 7,12) Feliz Páscoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário